E que se façam as ideias

E que se façam as ideias

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Non, je ne regrette rien

Agora sim eu me sinto apta para seguir com a vida e, pronta para compartilhar algo em que me mantive presa por um bom tempo.

Eu estava me candidatando para estudar em uma faculdade na França, chamada SciencesPo, no campus de Poitiers. Eu passei longos sete meses em contato com a instituição enviando toda a documentação necessária e ainda paguei a temida taxa de 90Euros. Infelizmente ou felizmente, eu não fui aceita e foi aí que meu pesadelo começou. Eu não fiquei indignada pelo fato de ter sido eliminada, mas sim, pelo fato de não terem me informado o real motivo de minha eliminação. Sem contar também, que acredito que não esteja ocorrendo uma "justiça" no processo seletivo. O que realmente removeu este fardo de minhas costas foi a explicação da encarregada que mantive contato ao longo destes sete meses explicando o real motivo de minha eliminação. Nem preciso dizer que eu sou uma pessoa exagerada e dramática, ? Não fui eliminada por ter me formado em 2008, nem por ser negra e nem por qualquer outro devaneio que me venha passado à mente, mas sim, eles selecionam os 10% dos candidatos que obtiveram as melhores notas durante o ensino médio. O que quer dizer que de todos os candidatos inscritos, só 10% vão para a entrevista oral. Me sinto tranquila, pois minhas notas, durante o ensino médio, eram boas em humanas e nas exatas eram regulares. Sim, sou uma pessoa normal que tem problemas sérios com números!


Confesso que me senti muito perdida ao ver que fui eliminada, pois eu não havia bolado um Plano B, caso tudo não ocorresse da melhor forma. Gostaria de dizer também que estou feliz de ter sido eliminada, tenho certeza que foi melhor assim. Eu não queria ter sair de casa nas condições em que a minha vida estava durante esses últimos meses. Sem contar também que eu tenho que superar e fazer umas coisas antes de seguir tal mudança abruptamente. Eu tenho que aprender a ter 20 anos antes de achar que sou apta para lidar com certas responsabilidades. Eu me cobro demais e isso me mata profundamente.


Tenho certeza, se caso eu fosse para a França, eu deixaria de viver muita coisa e pularia uma etapa bem gostosa da minha vida. Bom, eu ainda não tenho metas para 2011 mas eu tenho certos ideais:

- aprender que sou humana e me lembrar que tenho 20/21 anos;
- superar certas dores e mágoas;
- conhecer a América Latina;
- me apaixonar;
- ser menos dramática e exagerada;
- ser feliz a cada dia que passa e
- agradecer a Deus todos os dias pela vida bela e abençoada que Ele me deu.

"Non, rien de rien!
Non, je ne regrette rien
Ni le bien qu'on m'a fait
Ni le mal tout ça m'est bien égal

Balayés les amours,
Avec les trémolos
Balayés pour toujours
Je repars à zero..."